segunda-feira, 13 de julho de 2015

Recordando...

     O tempo  costuma apagar  da nossa memória, muito  do que escrevemos  pela vida afora. Cai no nosso esquecimento.  Mesmo aqueles textos que me entrego de corpo e alma, que me viro do avesso, me revelo, com o passar do tempo, a  minha  tendência é esquecê-los.  Penso que isso não é algo somente meu . Esquecemos  muitas vezes as boas leituras, os  bons filmes, as boas peças de teatro,infelizmente, não dá para guardar tudo dentro da gente.
       Porém,  para mim, basta  ler uma simples frase ou um pequeno trecho  ou um pedacinho do filme ou peça  que me  dou  conta  de quanto foi  importante ,  recordo imediatamente. Assim também acontece com  coisas escritas  por mim mesmo que há alguns  tempos atrás.  Minha memória não é das melhores, confesso, mas quando preciso dela, comparece....


     Mas, no fundo, tudo que  um dia  escrevemos  é porque  na época,   de alguma forma,   retratava o no nosso interior, e  de repente, quando nos esbarramos com textos mais antigos, a nossa memória logo acende a luzinha. Sempre reconheceremos nosso o jeito , a maneira particular de sentir e de escrever,  até mesmo depois de  já terem se passado muito tempo. Nós nos reconhecemos, nos identificamos, sabemos como nos envolvemos no processo de criar.  É mais ou menos como se deparar com  nossas fotos  antigas e amareladas pelo tempo. Nos reconhecemos  de qualquer forma.  Jamais terei dúvidas , me  vejo imediatamente , quando bato  olhos  numa foto e pinta  aquela    magricelinha de franja e permanente , já sei, sou eu mesma: - "aquela menina que  já gostava  de escrever tudo que lhe vinha na cabeça" . A gente sempre se reconhecerá. Por isso, que nosso passado é tão importante, ele é um vasto  material para  nós e para os analistas. Somos a soma de todas as nossas travessias.

     Cada um tem seu próprio estilo. Sua forma única de fazer seus registros. Mesmo quando crescemos e passamos a enxergar a vida de outra forma, ainda assim, essência permanece. 

       É verdade que coisas novas vão surgindo ao longo de nossa existência, a gente  naturalmente também muda o  nosso foco, o nosso olhar para nós mesmas e para o mundo.A  vida evolui e nós  temos que acompanhá-lá, evidentemente. 


       Tudo  na vida, acontece,   em uma velocidade incrível. A gente gira junto com o mundo. O novo chega e vão nos envolvendo e nos levando para novos caminhos. " O TEMPO NÃO PÁRA"... E temos que seguir no  seu rítmo quase que 
 alucinadamente. Se não for assim,  não
 cresceremos  e, desatualizadas viramos  simplesmente uma peça de museu. 


   Com o passar dos anos,    novos pensamento e conceitos foram acrescidos na minha conduta pessoal e intelectual. Em parte pela evolução do mundo, dos novos conhecimentos e também  pelas minhas  
novas  experiências de vida.   Felizmente o ser humano se adapta rapidamente ao progresso e as novidades que cada dia vão surgindo.
Com a maturidade,  também aprendi      novas formas para melhorar minha  vida, Inclusive, meu  instrumento de criação foi se enriquecendo.  cada vez foi ficando mais perto da minha realidade,  cada vez mais adaptado a maneira de  como  devo enxergar o mundo e as pessoas. Na verdade, com o tempo tudo vai mudando dentro da gente.

      Gosto quando tenho a disponibilidade para rever meus  textos antigos, tenho pouco material, na verdade não guardo tudo, jogo  muita coisa fora.  Mas, o  pouco que tenho  me serve como parâmetro para  avaliar  minhas mudanças, e não parece, mas eu mudei bastante.( para melhor, será? -não sei...) Percebo que hoje penso mais antes de falar, meço minhas palavras, sou mais tolerante e procuro  corrigir   os meus  próprios erros mas,  não sei se sou mais feliz por tudo isso, as  vezes invejo os desvairados. Kkkk juízo e
bom senso às vezes  só atrapalha, (SQN). 

     Tenho  exercitado a minha tolerância, buscado  ser uma pessoa melhor.  Sei que  não sou   como o outro me vê.  Sei que  alguns me  vêem com os olhos do amor coisa boa isso). Mas,  o importante mesmo é o que queremos para nós mesmas. O que queremos  fazer com nossa vida. O que esperamos dela e como nos vemos diante das variadas circunstâncias.
 
     Por isso, para mim escrever é a maneira que escolhi para conversar comigo,  para tomar coragem e escolher caminhos. Tenho gostado disso. Sempre, desde menina optei pelas letras, me fazem bem, umas coisas eu conservei  comigo de minha infância com  bastante carinho, (a mania de escrever pintou cedo), outras não,  deixei para trás, e assim vou vivendo, tocando o bonde, como diz minha mãe.

Esse texto abaixo eu nem me lembrava mais dele, achei-o  por acaso  e me surpreendi.   Tem coisas  ali
que  na verdade  naquela época  teve muito haver com o momento que estava vivendo.
        Rendeu muito na minha cabeça reler o que havia escrito  há tanto tempo e  que nem me lembrava mais. A culpa do "Recordando " é toda desse pequeno texto feito tão informalmente.

  


Rio, 18 de julho de 2015
Dóra Helena



Nenhum comentário:

Postar um comentário