sexta-feira, 18 de março de 2016

Minhas histórias verdes&Amarelas

        

             Não sou uma profunda conhecedora da história política do
meu País,  mas cresci ouvindo  e passando 
por acontecimentos que de certa  forma ficaram guardados dentro de mim. Vou  tentar colocar  aqui algumas  dessas passagens. A gente vai registrando pela vida até o que não gosta , a memória insiste em conservá-las. Talvez tenham valia, quem sabe....talvez deixem  ensinamentos.



                 Na minha infância, os adultos  não se preocupavam em explicar  nada  sobre política as crianças. O nosso conhecimento era através dos livros sobre a História do Brasil, que estudávamos na escola. Esse era o modelo da  época. Comigo foi desse jeito. Falo por mim.



     Quando era menina ouvia falar muito sobre Lacerda. Meu conhecimento da existência dele se deu, simplesmente porque era  vizinho de minha madrinha na Rua Toneleiros ,  em Copacabana.  Como passava as noites datilografando, o barulho incomodava toda a vizinhança, ninguém conseguia dormir. Escutei até uns papos  pelos corredores e,portaria, que  algumas pessoas jogavam batatas na janela de seu apartamento. No entanto o barulho  da máquina de escrever nunca cessou, ele não dormia à noite, Trabalhava ... Ouvi também por alto a história sobre o "atentado". Mas, na época não tive nenhum interesse em me aprofundar nesse assunto.


 
          Recordo que  chegou  a ser governador   do Rio de Janeiro.Minha mãe dizia que graças à ele, nunca mais sofremos com  a falta de água  na cidade. Coisa que ela continua o agradecendo até hoje.Esse foi pelas circunståncias, o primeiro político que mais ouvi falar.  Nessa época, esses assuntos  não tinham  a menor relevância em minha vida.Gostava mesmo era de brincar


     Quanto ao suicídio do Presidente Getulio Vargas,  me lembro  vagamente.  Na época, não me  Interessava decididamente por esses assuntos. O que tenho  guardado na memória, foi a nossa vizinha aos prantos entrando em nossa casa e abraçando minha mãe, só entendia que  ela chorando repetia inúmeras vezes: " Getulio morreu" Ela tinha uma profunda admiração por ele.



    Certa  vez, eu e minha  irmã, fomos com ela numa festa de aniversário de criança na Urca. Estávamos  encantadas. Nos jardins tinha carrocinhas de algodão doce, de sorvete Kibon e pipoca. Um sonho para nós duas.  E a  maior novidade,  é que na hora dos parabéns, o bolo seria de sorvete, e nós e a torcida infantil do Flamengo só no aguardo. ! Estávamos na maior expectava. Que festa incrível!! Sem contar que tinha palhaços, mágico e  muitas outras  atrações para a criançada.Porém, D. Janoca,  a tal vizinha, de repente entrou numa  calorosa discursão  sobre política, observei 
que ela foi ficando irritadíssima , falando e gesticulando até chegar aos berros. Um escândalo daqueles, ela "fechou o tempo". Percebi  logo que " ia dar ruim prá nós"( eu e minha irmã ) e pelo que me lembro, tudo por causa do Getulio, seu queridinho. E deu  ruim mesmo . Resumindo:  saímos da festa com o rabo entre as pernas e no  maior pesar , nem provamos o tal bolo  de sorvete. Eu em especial, não consegui  disfarçar a frustação. Que homem tão poderoso  é esse que  conseguiu cortar  meu barato numa festa tão maravilhosa ? Poxa Getúloo.,, voltei para casa indignada. Que hora  mais infeliz para Janoca arrumar tal "banzé". Ninguém merece...


     Hoje, eu entendo quando se fala da maldade de tirar bala da boca de criança, haha, muito complicado mesmo.Foi exatamente o que senti. Expulsa do baile. Quando vi  já estávamos no taxi de volta, ela chorava num canto e eu emburrada no outro. O motivo da  decepção  era bem diferente para cada uma, no entanto,  os dois deveriam ter o mesmo peso, respeitando suas devidas proporções. Agora quando vejo as pessoas muito inflamadas, se danando  e não respeitando    o posicionamento do outro, me lembro da Janoca. Fanatismo leva a loucura.Perde-se amigos, se faz inimigos. 


     Mais crescida, vivenciei  outro episódio marcante no cenário político: a renúncia do Janio Quadros, eu  inclusive, usava uma vassourinha na blusa, achava -a tão" bonitinha". Tinha nessa época, uma professora de matemática, que era famosa por ser "durona",o terror da escola. Num belo dia, nos surpreendemos com ela na sala de aula aos prantos, nem conseguiu  dar a aula, só balbuciava: "Janio renunciou". E eu pensava, tenho então que tirar a vassourinha dourada da minha blusa. Imediatamente me veio à cabeça: que coisa!!!!! Nada  dá  certo nesse Pais. Haha..nem de longe imaginava que  eu ainda vivenciaria outras histórias  muito
mais surpreendentes  no terreno político.E como...

     Depois,  passei pela era : Juscelino, Janio, João Goulart,  regime militar, Tancredo, Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. 
 

     Recordo-me de uma outra vizinha, ((sempre elas), entrando em nossa casa e falando com mamãe do golpe militar. Eu não
não era mais criança, nessa época, já tinha dimensão da gravidade da situação.Dessa vez, senti que isso significava um grande retrocesso  para nós brasileiros. Fiquei muito preocupada com os desdobramentos desse terrível acontecimento. Foram anos difíceis. Muito sofrimento.  Nossa liberdade de expressão foi para o brejo.  Muita violência , maldades e mortes. Mamãe ia para o super-mercado e falava, falava, falava, eu ficava beliscando o braço dela, tinha medo que a levassem presa .  Ela  sabia dos riscos, mas não se intimidava nem se rendia. Até hoje mantém suas idéias e dá suas peruadas. Acho que seria uma boa representante no governo, pelo menos é uma mulher peituda. 


   
     Muitas águas rolaram por debaixo da ponte.  Hoje eu vejo um Brasil  de ponta cabeça. Lava-jato, mensalão,  grampos, etc, um jogo perigoso. Muita coisa envolvida,  muitos interesses, a vaidade às vezes passa  por cima do pode e até por cima da dignidade do povo. Sei que muitas coisas ainda estão  por vir,  quem sabe até impeachment e  tudo mais. Assisto tudo isso com os olhos bem abertos, com o coração de quem quer  somente a verdade.  Porque Isso  tudo não é uma simples disputa de um campeonato. É o nosso destino. É o destino de uma Nação.


       
          
Trago dentro de mim a esperanças, torço para um desfecho  em que nós cidadãos não sejamos punidos , que  prevaleça o bom senso e que os homens de bem interfiram para uma mudança de cenário que não nos massacrem nem oprimam.

  Quero um País livre e soberano. Tendo a raíz na Democracia, espero que possamos  continuar elegendo nossos governantes .  Somos todos  brasileiros e como tal, merecemos uma vida com segurança , dignidade e muito respeito. Nós merecemos sim!!!!!!

         Precisamos agora de  muita  cautela. A crise favorece muitas aberturas por canais bem duvidosos , não podemos ir afoitos na busca da solução,  porque existem manobras    que  podem atingir a democracia e perdemos o nosso direito de lutar pelo que realmente queremos para nós.

  
        
             Saibam que    Estou atenta, acompanhando  tudo que está acontecendo ,  apenas, evito usar  o face como instrumento de protesto. Nada contra, é apenas o caminho que eu escolhi seguir. Gosto de respeitar quem não comunga de minhas ideologias. Mas, fiquem tranquilos também não critico nem discuto aqueles que se
manifestam escancaradamente suas opiniões pela internet. Respeito muito as idéias de cada um, combinado? 
   



     Dóra Helena🇧🇷🇧🇷
Rio, 20 de março de 2016
  
     
 


      

     



    

     


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário